Coleta de lixo

 

Acredito que estamos mais conscientes com relação ao lixo que criamos e que a coleta seletiva é fundamental para prolongar a vida útil dos aterros sanitários, para diminuir a poluição do solo, para previnir enchentes, para reduzir a extração dos recursos naturais, possibilitando a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.

Podemos fazer a nossa parte separando o lixo orgânico do reciclado e encaminhando … porém não dá para negar que a dificuldade começa nesse processo do encaminhar, que parece meio arcaico, principalmente quando se mora em casa, fora de condomínio, onde não existe um incentivo de infra estrutura para essa coleta. Costumo acumular o lixo reciclado em casa e uma vez por semana, encho o porta mala do carro de sacos em direção ao Pão de Açucar próximo de casa, que possui um sistema de triagem para esse fim. No meu bairro, nas proximidades de casa, existe um ponto com uma lixeira seletiva, porém a demanda de lixo é maior que os recipientes  disponíveis e acaba poluindo visualmente o local.
Mas como fazer então ? Qual seria a solução para liquidar com esse acúmulo de lixo e circulação de caminhões, que  geram um custo para prefeitura, não resolvem efetivamente o problema e poluem o meio ambiente. Que tal  investir em obras subterrâneas, como nosso sistema de esgoto ? Parece loucura, mas em Barcelona, esse sonho é realidade e funciona muito bem como ilustra o video:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=SmYomL0j_IE[/youtube]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.