Como nos velhos tempos !

 

 Participei de uma Oficina de Pinhole ( buraco de agulha ) com a fotógrafa Eliza Carneiro, no Espaço Matrix. Desenvolvi uma máquina fotográfica com 1 caixinha de fósforo, fita adesiva preta, 1 filme novo e um invólucro de filme usado.

A experiência foi bem interessante, começando pelo lúdico, proporcionado pela execução da máquina, depois o controle de exposição à luz com o” clique”, que nada mais é do que um papelzinho tampando o ” buraquinho da agulha” e que ao enquadrar o tema visual do meu interesse, eu levantava e abaixava, diferente da máquina digital que apertamos o botão e pronto. E falando em máquina digital, onde temos a oportunidade de ver como nossa foto vai ficar, antes de revelar …  essa, fabricada por mim, me remeteu ao passado, uma sensação nostálgica, onde  trabalhei  a minha ansiedade e resguardei o filme ao máximo, economizando para determinados momentos que queria registrar, como nos velhos tempos.

O resultado é sempre uma surpresa, lembrando que o tempo de exposição à luz e o enrolar do filme é feito manualmente, então acontece de algumas fotos ficarem mais escuras, tremidas e até sobrepostas. (quando esquecemos de enrolar o filme e fazemos novamente a exposição do buraquinho à luz )
Acredito que a moda retrô, tão atual em peças de decoração e vestimenta, nos remete a história dos tempos, com os processos criativos e tecnológicos de determinada época, mas que nesse caso trouxe também valores que devem ser resgatados e que mesmo usufruindo das facilidades contemporâneas, devemos estar mais conectados com o momento presente, com o aqui e o agora, curtindo o percurso, com menos expectativa do resultado e com mais divertimento no processo da vida.
Veja mais fotos feitas com a Pinhole :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.