Jump to Content
Jump to Navigation

Email This Post Email This Post

A raiz do problema

Uma chuva forte alertou-me com relação à alguns cuidados, após o jardim de casa ter transformado-se numa piscina. São 50 m2 de jardim executado sobre laje, solução escolhida para evitar muros altos e descontinuidade do terreno com relação a casa, ( terreno em aclive ) não permitindo solo permeável nessa parte do terreno.

Raizes de plantas e canos de águas pluviais conviveram bem durante 15 anos, porém para minha surpresa, uma palmeira, com raizes bem fininhas encontrou uma fissura e tomou conta de quase 1 metro de comprimento de um tubo de 4 “, obstruindo a passagem de água. (ver foto do post)

Tudo resolvido agora, porém, anteriormente, com a terra sobre os canos, em 50 m2 de jardim … onde está o problema ???

Fiz essa pergunta para algumas pessoas, depois de tentar entender oque poderia estar acontecendo. O engenheiro disse que era normal a quantidade de água acumulada, levando em conta a chuva que havia caido e o fluxo intenso de água na rua que não permitia a vazão. O jardineiro achava pouco provável ser a raiz das plantas, que normalmente contornam o cano e não tem força para quebrar ou estagnar o tubo.

Resolvi fazer a pergunta ao pêndulo e ele mostrou exatamente o local da obstrução, facilitando muito o trabalho do jardineiro que foi pontual com relação ao local de retirada da terra e … da  ” safada “ da raiz.

Economia de tempo, de mão de obra e de gastos … eu sou grata !!!



Sugestões e Comentários

Seus dados:

Escreva aqui:

Current day month ye@r *