“A questão está dentro de você !”


No livro, A arte cavalheiresca do arqueiro zen, o filósofo alemão Eugen Herrigel conta a sua extraordinária experiência como discípulo de um mestre Zen, com quem aprendeu a arte de atirar com arco, durante os anos em que viveu no Japão como professor da Universidade de Tohoku
Herrigel afirma :”Durante muito tempo eu atirava sem conseguir abrir direito o arco, até que um dia o mestre me ensinou um exercício de respiração, e tudo ficou fácil. Perguntei por que demorara tanto para me corrigir. Ele respondeu: Se desde o início eu tivesse lhe ensinado os exercícios respiratórios, você acharia que eram desnecessários. Agora você irá acreditar naquilo que eu lhe digo, e irá praticar como se fosse realmente importante. Quem sabe educar, age assim. O momento de soltar a flecha acontece de maneira instintiva, mas antes é preciso conhecer bem o arco, a flecha e o alvo. O golpe perfeito nos desafios da vida, também usa a intuição; entretanto, só podemos esquecer a técnica depois que a dominamos completamente.”
Outra afirmação é que  “a arte genuína não conhece intenção ou finalidade. Quanto maior o empenho obstinado para o disparo em busca do alvo, menor a probabilidade de atingi-lo. O que obstrui o caminho para atingir o objetivo pré-determinado é a vontade demasiadamente ativa. Para um mestre zen, é preciso desprender-se de si mesmo.” (A arte cavalheiresca do arqueiro zen, Eugen Herrigel)
“A questão é que a mente tem de parar, o tempo tem de parar, você precisa ficar relaxado e deixar que a vida se aposse de você.” ( Zen, Osho)
Foto tirada na Vernissage de André Marx com sua Besta (design e execução) em destaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.