A Paz mundial e o Tsuru.


“Há uma lenda que diz que o tsuru, ave sagrada do Japão, pode viver até mil anos e por causa disso que acabou sendo associado à longevidade e sorte. Passou então a ser representada especialmente através da arte como dobraduras, literatura e folclore.(…)
Os japoneses se referem a essa ave como “o pássaro da felicidade” e o chinês como “pássaro celeste” por acreditarem que esta ave seja símbolo de sabedoria e também por uma outra lenda que diz que as suas poderosas asas são capazes de levar as almas para o paraíso, ou seja, para os níveis mais elevados de iluminação espiritual.(…)
Pouco depois do fim da segunda guerra mundial, os tsurus de origami passaram também a simbolizar a esperança e a paz através de Sadako Sasaki e sua inesquecível história de perseverança. Diagnosticada com leucemia depois de ter sido exposta à radiação após o bombardeio de Hiroshima, Sadako resolveu dobrar mil tsurus na esperança de ser recompensada ​​com saúde, felicidade e paz eterna. Infelizmente ela morreu pouco antes de chegar ao seu objetivo, porém sua determinação em se curar e sua esperança pela paz mundial emocionou milhões de pessoas do mundo inteiro. Todos os anos, milhares de tsurus de todas as partes do mundo, são enviadas ao memorial de Hiroshima, representando o desejo contínuo da humanidade pelo desarmamento nuclear e a paz mundial. A tradição de dobrar mil grous ou tsurus, é chamado no Japão de Senbazuru e até hoje é bastante popular.”
Que mil origamis de tsurus sejam construídos agora, física ou etereamente  no resgate da paz … assim é !
Na foto, tsurus fazem parte da decoração do Stand da Castellato, na Expo Revestir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.