Como lidar com a raiva?


Na Sangha do Thich Nhat Hanh de São Paulo refletimos, nesse domingo, sobre a raiva, num texto do livro ” Aprendendo a lidar com a raiva – Sabedoria para paz interior”, num trecho que diz assim:
“Não é preciso que você oculte a sua raiva. Você tem que deixar a outra pessoa saber que você está sentindo raiva e que está sofrendo. Isso é muito importante. Quando você se zangar com alguém, por favor, não finja que não está sentindo raiva. Não finja que não está sofrendo. Se você ama a outra pessoa, confesse que está com raiva e que está sofrendo. Mas diga isso a ela quando puder fazê-lo de um jeito calmo.
No verdadeiro amor, não existe orgulho. Você não pode fingir que não está sofrendo ou que não está sentindo raiva, porque esse tipo de negação se baseia no orgulho.  “Com raiva? Eu? Por que eu sentiria raiva? Eu estou muito bem.” Mas, na verdade, você não está bem. Você está no inferno. Quando a raiva está nos consumindo, precisamos dizer isso ao nosso companheiro, ao nosso filho ou filha. Sentimos muitas vezes vontade de dizer: “Não preciso de você para ser feliz!” Além de não ser verdade, esta frase é uma traição da promessa que fizemos ao nosso cônjuge e aos nossos filhos de compartilhar todas as coisas.
No início vocês disseram um ao outro: “Não posso viver sem você. Minha felicidade depende de você.” É possível que, com o desgaste, o amor acabe. Mas quando o amor permanece, e apesar disso o outro fez algo que provocou raiva, você é capaz de afirmar coisas como: “Não preciso de você. Não chegue perto de mim! Não me toque!” Você vai para seu quarto e tranca  a porta, querendo demonstrar que não precisa da outra pessoa. Esta é uma tendência muito humana e comum. Mas não é sábia. A felicidade não é uma questão individual. Se um de vocês não está feliz, é impossível que o outro esteja.(…)
Quando for transmitir o que está sentindo, você pode acrescentar a frase: “Estou fazendo o melhor que eu posso.” Esta frase significa que você está evitando agir a partir da raiva. Significa que você está praticando a respiração e o andar conscientes para acolher e abraçar a raiva com plena consciência. Nunca diga: “Estou fazendo o melhor que posso” a não ser que esteja mesmo se dedicando à prática. Se a frase for sincera, ela despertará a confiança e o respeito na outra pessoa. “Estou fazendo o melhor que eu posso” significa que você está de fato se voltando para dentro de si e procurando cuidar bem da sua raiva.
Enquanto você abraça a raiva, você procura examinar profundamente a natureza dela. Talvez você tenha sido vítima de uma percepção errada. Talvez tenha interpretado mal o que ouviu e o que viu. A raiva pode nascer dessa ignorância e de percepções erradas. Ao dizer “Estou fazendo o melhor que posso” é bom estar consciente de que no passado você se irritou muitas vezes por ter percebido erroneamente ou interpretado mal o que estava acontecendo. Isso lhe ensinou a usar de extrema cautela. Você se lembra que não deve ter tanta certeza de ser vítima do que considera como as más ações da outra pessoa. Você pode ter criado o inferno dentro de você.”
Na ilustração, foto de um canto no quarto do casal que, no Feng Shui, vibra Relacionamento. A intenção é trazer harmonia para o casal e os símbolos podem ser : coisas em par, escultura sugestiva, foto do casal, flores, cor rosa ou vermelho e etc, sugerindo amor, cumplicidade, confiança, unidade …disponibilidade para fazer o melhor que pode para a parceria.

2 comments
  1. Carla! Maravilhoso! Que delícia de texto… e melhor ainda, com conteúdo “de praticar sabedoria”. Muitas vezes me vi “segurando a raiva”. E já aprendi que isso tem o preço muito alto. E lidar com pessoas que se expressam através da raiva, também não é mole. Obrigada, adorei!
    beijos, beijos

    1. Helena querida … gratidão por deixar seu comentário aqui, sempre soma ao post que fazemos com todo carinho. Beijos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.