Desenha-me mais!

Esse acima é um dos desenhos da minha segunda sessão do Desenha-me com a Mariana Pinto, atriz, dançarina e modelo-vivo. Desenha-la é sempre uma experiência interessante, desafiadora pelo processo de entrega, quando resolvemos sair da expectativa do resultado, deixando o controle de lado e entregando à fluidez do momento, do movimento, da luz, do som, do clima…um trabalho que considero artístico, terapêutico e meditativo.
Estou colaborando com o projeto da Mariana de transformar essa experiência incrível em livro através de uma campanha de financiamento coletivo.
“A obra resulta do estudo e da experiência de Mariana como modelo-vivo há mais de 15 anos. Estudiosa e professora do assunto, ela já posou para diversos artistas plásticos, tais como Luiz Paulo Baravelli, Grergório Gruber, Isabelle Tuchband, Verena Matzen, Patricia Magano, Enio Squeff, Juan Steves, Israel Kislansky e Hélio Cabral.
Desenha-me aborda a história da arte, a relação das grandes musas, qual a importância desse papel no processo criativo dos artistas e depoimentos de grandes artistas e modelos que trabalham nessa área.
O objetivo é levar um material inédito sobre este campo do fazer artístico para o grande público brasileiro.
A garimpagem de informações realizada pela autora em mais de uma década de pesquisas e práticas derivou este livro-manual, que reúne anos de experiência e pesquisa, afim de tornar visível e acessível o universo daqueles conhecemos apenas a imagem traduzida em quadros e fotografias.
Uma das partes mais bacanas do trabalho desenvolvido por Mariana é a espécie de subversão que ela propõe entre modelo-vivo e desenhista. Ao se colocar em uma posição mais ativa em relação ao observador, ela muda o jogo: comumente, é o artista ilustrador que dita por quanto tempo e em quais poses o modelo-vivo deve ficar.
Em suas oficinas, aulas e sessões de desenho livre, ela como modelo-vivo se coloca em um papel de centralidade – onde dita como e por quanto tempo os alunos devem desenhá-la, sempre estimulando-os a desapegar do preciosismo (num primeiro momento) para chegar ao movimento livre, quase automático.”
Se você também sentiu sintonia com esse trabalho e quiser participar da campanha do livro acesse: https://partio.com.br/projeto/desenha-me/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.