Jump to Content
Jump to Navigation

Email This Post Email This Post

Peixe e sua simbologia

O “símbolo” é um elemento essencial no processo de comunicação e pode estar impregnado de energia do seu “significado”, levando em conta o tempo de absorção da integração da forma com a essência codificada.

Na cultura oriental milenar, o peixe é considerado um símbolo de prosperidade, abundância e fertilidade.

Para os chineses, o peixe simboliza a sorte. Já a carpa representa resistência, coragem e perseverança. Na arte e literatura chinesas, o salto de uma carpa representa ascensão social.

Quando analisamos os espaços com seus elementos simbólicos, existem alertas, às vezes, imperceptíveis aos olhos leigos, de como determinada imagem, num quadro por exemplo, pode estar emanando energia positiva ou negativo para o local.

Recentemente ao analisar uma empresa com problemas financeiros, observei um quadro, localizado na área da Prosperidade no mapa do Feng Shui, onde uma lança atravessava um peixe, que agonizava na tela, inclusive com muitos tons de vermelho, representando o sofrimento através do sangue. Neste caso não importa que o artista seja super conceituado e premiado, mas sim o que aquele símbolo está emanando diariamente para aquele ambiente.

No caso da ilustração desse post, a tela Peixe Leão da Coruja, do querido artista Paulo Balsine, emana vibração e empatia, através das suas cores e do movimento, bem como fertilidade e abundância, através da sua simbologia.



Sugestões e Comentários

Seus dados:

Escreva aqui:

Current day month ye@r *