Mais árvores !

“…Na China, há a lenda de um ser Divino que, antes de tudo existir, vivia solitário em um grande vazio. Um belo dia, ele decide se transformar. Dos próprios ossos, cria as montanhas, do sangue, os rios, do suor, a chuva. Do coração do ser surgem as plantas e as flores.
Ouvindo a lenda, num relance percebi que as florestas são o coração energético do mundo, e entendi que elas tem de permanecer se quisermos continuar a existir.
Compreendi melhor o quanto é necessário, em prol da saúde e do bem estar, vivermos em cidades-jardins repletas de parques e praças. E também que, para a força da terra se manifestar plenamente por meio das árvores, não se deve podá-las. Quanto mais abundante a folhagem, mais próspero o poder vital.
O povo Chinês, em uma campanha admirável para amenizar a poluição e o clima rigoroso, plantou milhões de árvores nas cidades. Um belo exemplo para o mundo. Neste momento em que o nosso clima está tão afetado, a solução urgente é plantar mais árvores, pois elas são as células de cura e reequilíbrio da natureza. Até em vasos, nos apartamentos…
Mas esse é um trabalho imenso. Como realizá-lo ? Como propor uma campanha nacional ? Pensei. Como se lesse meus pensamentos, o Mestre disse apenas: A maior de todas as árvores nasce de uma pequena semente.”

Texto de Carlos Solano para revista Bons Fluidos (set 2005)

Gostei de presenciar, em recente passeio à Granja Viana, a contribuição das árvores e das flores nestes dois edifícos que projetamos na Rua José Felix de Oliveira .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.