Onde entra sol, não entra médico !

As casas respiram ! Inspiram céu, sol e paisagem. Expiram sensações e sentimentos, transformados em formas e cores. As casas, assim como os homens, nascem, vivem e morrem.

E sonham !

 Cada gesto humano, assumido entre quatro paredes, torna-se um sonho gravado nesta memória de pedra e barro. Assim, casas e cidades vão retratando aquilo que somos, vão refletindo a paisagem interna da nossa alma, criando lugares que ainda não existiam. Algumas casas são tristes e doentes, outras esbanjam saúde.
O segredo das casas saudáveis ?  Um estilo de vida mais humano e natural, que inclui as construções.

” Onde entra o sol, não entra médico “

diz o ditado. E também devem entrar o ar puro, a terra, a vegetação, a água limpa, o céu aberto, o silêncio… Se nos isolamos da natureza, nos debilitamos.
… Uma casa saudável deve ser, então,  uma sábia e engenhosa casa natural, pois natural é ” aquilo que é conforme o lugar e o ser “, ou seja, é vida !  A casa natural não despreza o mundo do artifício, da arte e da tecnologia, cuja função deve ser a de colocar-se a serviço dos lugares e dos seres.
O que favorece a qualidade de vida na casa é a localização e os materiais. E também as formas, as cores e o conforto da temperatura e dos sons. Quanto à localização, o ideal é que a casa esteja protegida do vento forte, do ruído, de cheiros e de vistas desagradáveis. Distante de redes de alta tensão e transformadores, pois o efeito desse tipo de radiação pode debilitar o corpo.
Quanto aos materiais da construção, os mais próximos da natureza, como o barro, a pedra e a madeira são os melhores … são porosos, renovam o ar e possuem um incrível potencial para equilibrar a vida, pois restabelecem a perdida conexão com a terra.
Sim, desta forma, mesmo na cidade e em altos edifícios, podemos ativar as forças da natureza dentro da casa. 

Se ” em cada grão de areia está a montanha e em cada gota de água está o oceano “

então podemos convidar essas forças curativas a participar novamente da nossa vida, por meio dos fragmentos da paisagem natural : água em jarros e fontes, seixos, pedras, plantas e flores, tecidos e fibras vegetais, aromas naturais , fogo (ou velas), bem como cerâmicas, quadros e fotos de paisagens.

Fonte : Revista Bons Fluidos por Carlos Solano.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.