Segredos da Harmonia

Aconteceu assim: O Buda, sem dizer uma única palavra,mostrou uma flor à multidão. E assim fez o Sermão da Flor.Qual o enigma ? Talvez lembrar que a harmonia, tão presente nas formas da natureza, precisa retornar à vida do homem. A harmonia das proporções, das cores e das formas afeta a escala e a percepção de um lugar. A harmonia do lugar eleva o coração humano.

Nas Proporções

No geral, o laço afetivo que nos liga às coisas não persiste acima ou abaixo da “escala humana”, ou seja, nos identificamos com o que é proporcional ao tamanho de nosso corpo. …Muito abaixo da escala humana, o objeto pode nos ser indiferente e, muito acima, pode se tornar opressor. Nesse último caso, existem exceções: a imensa catedral não nos oprime, pois costuma dispor de um espaço aberto ao seu redor, de onde é possível contemplá-la. Além disso cumpre um sentido espiritual: faz o elo simbólico da cidade com o céu.A altura do lugar influi nas sensações de aconchego e intimidade, mais do que na de profundidade ou largura. As situações íntimas requerem tetos mais baixos; as menos íntimas, regulares; as de cerimônia, tetos elevados.

Nas cores

Colorir e avivar, ou tornar expressivo e brilhante. Muitos temem a cor, tem medo de errar e fazem uma casa , muitas vezes sem graça. … algumas cores possuem um significado universal : o vermelho é a cor do sangue e sangue é vida. Branco é luz, leite(união de mãe e filho) e sêmem (união do casal). Preto traduz sombra e terra fértil. Para a pedagogia Waldorf, que se baseia numa visão espiritual do ser humano, a cor ideal para criança pequena é o rosa da flor de pessego. …Aos 8 anos, indica-se o laranja; aos 9, o amarelo; aos 10, o verde; para o adolescente, o azul.

Nas formas

Com relação as formas, existem dois extremos: o retângulo, rígido, criado pelo intelecto do homem, e as formas naturais, sinuosas. A forma ideal para a casa do homem parece ser intermediária.Por isso, na moradia, a reta e a curva podem completar-se, criando ambientes de contorno irregular. Pode-se ainda arredondar ou ocupar os cantos das paredes, compondo um espaço mais envolvente, que teria uma relação direta com o corpo e o conforto humanos. O princípio oriental da não ação , ou do ” mover-se de acordo com o fluxo das coisas”, consiste em fazer curvas em vez de ângulos e está presente no paisagismo chinês. Em um ambiente de formas mais livres, temos percepções mais ricas e profundas da vida e de nós mesmos.

Nos detalhes

” Deus mora nos detalhes”, diz o ditado. Aberturas grandes ampliam o espaço pequeno e criam vinculação com o entorno. Janela de quina, que se posiciona na esquina formada por duas paredes, também dilui os limites do lugar. A janela alta olha o céu e reforça o fechamento e a proteção. Nos espaços pequenos os móveis podem ser grandes e confortáveis… se reduzirmos a quantidade- esse é o segredo.

Na vida

A harmonia do lugar desperta uma outra flor, que habita o coração humano. ” Dentro de mim, sei que existe, oculta, uma rosa branca. Incólume rosa. E branca !”, escreveu o poeta amazonense Thiago de Mello. Certas emoções negativas não encontram mais apoio no lugar em que vibra a harmonia. Teriam sido essas as mensagens do Buda e de sua flor ?

Fonte : Bons Fluidos por Carlos Solano
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.